quarta-feira, 3 de junho de 2009

Oficinas e exposições de produtos recicláveis abrem a semana do meio ambiente na vice-prefeitura de Macapá

FONTE: CLEBE BARBOSA
É a primeira semana de meio ambiente promovida pela Vice-Prefeitura de Macapá com o objetivo de conscientizar a sociedade para a importância da preservação do meio ambiente. A abertura da programação aconteceu no prédio da vice-prefeitura e contou com a participação do Grupamento Ambiental Municipal, de artistas plásticos, da representante da Coordenadora de Políticas Públicas para Mulheres, Cristiane Mota, do Comandante Geral da Associação dos Patrulheiros Ambientais da Amazônia, Menegildo Moraes, além de representantes da Secretaria Municipal de Educação e da promotoria do Meio Ambiente do Ministério Público.
Será uma semana inteira de atividades. Na abertura, houve exposição de produtos recicláveis como vasos, flores, bonecas, árvores de natal, bolsas, tudo produzido a partir de materiais que geralmente vão para o lixo, como garrafas peti, cds, caixas de fósforo e cartão telefônico.
Além da exposição dos produtos, foram abertas também oficinas para confecção dos objetos. Representantes de bairro, da igreja e outros segmentos da comunidade foram convidados para participar das aulas. A idéia é abrir para a população um espaço que garanta oportunidade de emprego e renda.
“Estou achando interessante a oficina. Nunca tinha participado de uma assim porque pensei que era difícil produzir com material reciclado, mas não é não. Ao contrário é muito fácil fazer. Estou gostando muito” disse Marta Pinheiro, que á autônoma e que agora pretende investir mais na atividade.
A cada dia será promovida uma oficina diferente. As aulas estão sendo ministradas por Monalisa Kato, Elcy de Sousa, Maria Cleide da Silva, Angelina e Alzerina Jaques.
“O meio ambiente é tudo. O material que é jogado fora, a gente aproveita para fazer arte e com isso aumentar a renda orçamentária. Nós fazemos muita coisa, desde chaveiro, bonecas, bolsas a árvore de natal que, por exemplo, sai por menos de dez reais”. Ressaltou Monalisa Kato, monitora de uma das oficinas.
Ainda como parte da Semana do Meio Ambiente, foi aberta uma exposição de telas dos artistas plásticos Gibran Santana e Coracy Fonseca. As obras retratam o meio ambiente. “É com muita satisfação que Eu e o Roberto Góes abrimos a semana do meio ambiente. A idéia é promover atividades educativas e de informação que mobilizem e conscientizem a sociedade sobre a importância de conservar e preservar o meio ambiente. Estaremos a semana inteira com essas ações educativas aqui na vice-prefeitura”. Declarou a vice-prefeita Helena Guerra.
A programação prossegue nesta terça-feira, dia 2 de maio, com mais uma etapa da oficina de confecção de produtos recicláveis além de uma palestra sobre o tema: Educação Ambiental e Arborização da Cidade de Macapá. O palestrante é Adrian de Moaris Castelo. O evento inicia às nove da manhã no prédio da vice-prefeitura, na Avenida FAB.

Nenhum comentário: