quarta-feira, 3 de junho de 2009

GEA INSTITUI DIA ESTADUAL DA LIBERDADE DE IMPRENSA

O governador Waldez Góes sancionou, nesta terça-feira, 2, a Lei Simone Teran que institui o Dia Estadual da Liberdade de Imprensa, comemorado no dia 12 de maio. A solenidade aconteceu na Sala de Reuniões do Palácio do Setentrião, e contou com a presença de jornalistas, autoridades estaduais e municipais, além de familiares da jornalista homenageada com o nome da Lei.
A Lei de autoria do deputado estadual Paulo José, homenageia a jornalista Simone Teran, que morreu aos 29 anos vítima de naufrágio na região do Vale do Jari. Paulo José ressaltou que “a imprensa é o maior cabo eleitoral da democracia”, e que naquele momento o governador Waldez “cumpriu um dos atos mais solenes do seu mandato”.
Para o presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Amapá (Sindjor), Volney Oliveira, Waldez escreve o seu nome na história da imprensa no Amapá. “Sem a liberdade de imprensa fica difícil o exercício da profissão na sua plenitude como jornalista. Esta Lei que homenageia a colega Simone Teran, que morreu no exercício da profissão, vem nesse momento, em que nós profissionais, a sociedade como um todo e principalmente os empresários donos de veículos de comunicação refletem sobre o papel da imprensa perante a sociedade”, disse.
Volney parabenizou Waldez pelo gesto democrático e mencionou o fato de que durante o seu governo nunca houve qualquer denúncia ou processo de sua parte contra jornalistas daqui do Estado. “Isso é muito bom por que nós vivemos realmente num clima de total democracia e com isso quem ganha somos todos nós jornalistas, ganha a imprensa, ganha a sociedade amapaense”, observou.
Para o governador Waldez Góes, a Lei traz várias conquistas, ela homenageia Simone Teran, a democracia, a relação que tem com a sociedade amapaense, sobretudo com os profissionais da comunicação e principalmente o direito que o cidadão tem, que é o direito de se expressar. “A liberdade de expressão é um direito de todos. É um direito permanente. Não há como avançar na democracia sem a liberdade de expressão”, afirmou.

Rodolfo Santos
Núcleo de Jornalismo Institucional
Contato: (96)3212-1169
rodolfosantos@secom.ap.gov.br
dcn@secom.ap.gov.br

Nenhum comentário: