terça-feira, 30 de junho de 2009

Escola Estadual José do Patrocínio vence Gincana Escolar

Em meio a gritos, lágrimas e muita emoção, os alunos e professores da Escola Estadual José do Patrocínio, do Distrito de Fazendinha, comemoraram a conquista do primeiro lugar na Gincana Escolar 2009, do Arraiá no Meio do Mundo. A escola recebeu ainda, o troféu de melhor torcida e quadrilha junina. O encerramento aconteceu no sábado, 27, no Parque de Exposições da Fazendinha. A arena ficou tomada por estudantes e público em geral. Ao todo, 25 escolas, entre estadual e municipal, participaram do evento. Mais de 15 mil estudantes participaram, a maioria de Macapá.
O título de melhor casal caipira ficou com CCA, que também conquistou o segundo lugar na Gincana Escolar, seguida pela escola estadual Raimunda dos Passos (3º lugar), escola estadual Francisco Walcir, de Santana, (4º lugar) e a escola municipal Hildemar Maia, que representou o Projovem, e conquistou o 5° lugar.
O diretor da escola estadual José do Patrocínio, Raimundo Nonato, enumerou uma série de fatores que contribuíram para o sucesso dos alunos na Gincana, entre eles: a garra, perseverança e trabalho em equipe. “Desde o primeiro dia que assumi a direção da escola apostei no talento da juventude de Fazendinha. No caso da Gincana, os professores e demais servidores também tiveram papel importante na conquista”, disse emocionado o diretor da escola que possui regularmente matriculados 1.422 estudantes, divididos no ensino fundamental, 3ª e 4ª etapas e ensino médio.
O secretário de Políticas para a Juventude, Marco Jhonny, disse não ter sido nenhuma surpresa o sucesso da Gincana Escolar. Para ele, o incentivo e as ações promovidas pelo Governo do Estado têm elevado a auto-estima da juventude amapaense e criado oportunidades de qualificação e acesso ao mercado de trabalho.
Durante a Gincana foram arrecadados mais de 15 mil brinquedos. Eles serão doados no Dia das Crianças e no Natal da Solidariedade. “Os alunos estão de parabéns por participarem de forma harmônica, felizes e acima de tudo com garra. Isto é resultado de um projeto de governo que aposta e vê a juventude como uma força”, avaliou Marco Jhonny.
A Gincana Escolar envolveu competições típicas da quadra junina como: subida no pau de sebo, quebra-pote, corrida no saco, corrida do ovo, corrida da agulha, cabo de guerra, acerte a cesta, acerte o gol e passagem de bastão. Foi coordenada pela Secretaria Extraordinária de Políticas para a Juventude em parceria com as Secretarias da Educação, Cultura, Desporto e Lazer e Coordenadoria de Juventude do município de Macapá.

Núcleo de Jornalismo Institucional
Telefones: 3212- 1169

Nenhum comentário: