sexta-feira, 26 de junho de 2009

Diocese de Macapá lança cartaz do Círio 2009

O bispo diocesano Dom Pedro José Conti e a comissão organizadora do Círio 2009 apresentaram à imprensa, nesta quinta-feira, 25, o cartaz do Círio de Nazaré, cujo tema é “Maria, Mãe da Justiça e da Paz” com o lema, É bonita demais a mão que conduz a bandeira da paz. O lançamento ocorreu às 9 horas, no salão paroquial da Igreja Nossa Senhora da Conceição.
O tema do Círio está em consonância com o lema da Campanha da Fraternidade, deste ano, “Fraternidade, Justiça e Paz”.
“Nós estamos invocando Maria, mãe da justiça e da paz, pela simples razão de que sabemos como estes dons de Deus sempre devem ser gerados e zelados”, explicou o bispo diocesano Dom Pedro.
O lema do cartaz “É bonita demais a mão que conduz a bandeira da paz”, foi baseado no refrão de “É bonita demais”, música do cantor e compositor Zé Vicente. O refrão que é conhecido pelas comunidades eclesiais de base, é um forte apelo a vivenciar a cultura da paz.
No centro do cartaz está a imagem de Nossa Senhora de Nazaré, a estrela da evangelização, tendo no colo seu filho Jesus, “O príncipe da paz”.
“A justiça e a paz precisam de homens e mulheres justos e pacificadores, pessoas corajosas que pratiquem a justiça e semeiem a paz”, disse o bispo.
Ao redor da imagem, aparece um grupo de marabaixo mostrando que a paz é desejo de todas as culturas. É a semente do verbo que estimula a construir o shalom (paz). “Embora encontremos sinais de morte no espaço cultural, devemos caminhar em direção à vida, ninguém quer a morte. É a terra, o planeta, o cosmo que pede a paz simbolizada na plataforma onde se encontram os atores sociais”, detalhou padre Aldenor dos Santos, coordenador de eventos do Círio.
O primeiro Círio de Nossa Senhora de Nazaré, em Macapá, foi realizado em novembro de 1934. Desde então, só aumenta o número de fiéis peregrinos. No ano passado 150 mil pessoas acompanharam a procissão. A expectativa é que neste ano mais pessoas participem das várias atividades programadas para o Círio.

Graça Penafort
Assessor de Comunicação

Nenhum comentário: