quinta-feira, 4 de junho de 2009

Bacabeiras será palco do lançamento da série DOCTV IV

Será nesta sexta-feira, 5, o lançamento da Série DOCTV IV, que exibirá 55 documentários semanalmente dentro da grade de programação de emissoras públicas de televisão de todo o país. O lançamento da série acontecerá no Teatro das Bacabeiras, a partir das 19h30. Durante o lançamento, será exibido o documentário vencedor no Amapá, “Simãosinho Sonhador”, de autoria de Manoel do Vale e produção da Castanha Filmes.
A exibição dos documentários vencedores da quarta edição ocorrerá entre junho de 2009 e maio de 2010. No Amapá, a partir do dia 9 de junho, será exibido semanalmente um documentário inédito da série, as terças-feiras, a partir das 12 horas com reprise as quintas-feiras, no mesmo horário, na sala da imagem e do som do Teatro das Bacabeiras. A partir do dia 10, a exibição será as quartas-feiras, as 19 horas, no Sesc/Araxá.
O evento é uma parceria do Governo do Estado através da Secretaria de Estado da Cultura (Secult) com a Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura, Fundação Padre Anchieta - TV Cultura, Empresa Brasil de Comunicação – TV Brasil, ABEPEC (Associação Brasileira das Emissoras Públicas, Educativas e Culturais), com o apoio da ABD – Amapá e Sesc.
Na ocasião será exibido o documentário "Simãosinho Sonhador", produzido pela Castanha Filmes, do documentarista Gavin Andrews e dirigido pelo vencedor do concurso amapaense desta edição Manoel do Vale Junior.
O documentário conta a história de Simão Alves de Souza, Simãosinho, um artista popular, escritor de cinco livros, criador de centenas de canções, malabarista, mamulengueiro, peão de touro brabo e camelô. O documentário propõe um olhar sobre o universo desse personagem que traduz em suas obras o imaginário lúdico e místico da região.
Manoel do Vale produz um filme de poesia, que encanta com sua fotografia. O documentário reúne luz suave em cenas tão reais que parecem oníricas, retrato de uma cidade e seus artistas populares. Gravado na Comunidade Quilombola do Curralinho, Circo Roda Ciranda, armado no Colégio Santa Bartolomea e no bairro Novo Horizonte. “Simãozinho Sonhador” levou quatro meses para ser produzido e finalizado.
Para a coordenadora do DOCTV no Amapá, Regina Canezin, “o projeto é o mais bem sucedido do programa de fomento no que diz respeito a produção áudio-visual”, o que segundo Regina, vem estimulando novos projetos. Do ano passado até este ano foram inscritos 27 projetos no Amapá.
Sobre o DOCTV
Criado em 2003, o DOCTV oferece cerca de 70 horas de documentários a
emissoras públicas de todo o país. As propostas são inscritas nos próprios estados. Ao ganhar, os cineastas assinam contratos de co-produção no valor de R$ 110 mil, para teledifusão e oficinas de capacitação, de desenvolvimento de projetos e desenho criativo de produção.
Em quatro edições, o programa já recebeu 2.975 inscrições de documentaristas, sendo que 115 foram premiados e produzidos. Além
disso, em 2007 houve uma edição do DOCTV Ibero-América, que recebeu
projetos de Portugal, Espanha e toda a América Latina.
A iniciativa é do Ministério da Cultura, da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), da Associação Brasileira das Emissoras Públicas Educativas e Culturais (Abepec) e da Fundação Padre Anchieta (TV Cultura), e apoio da Associação Brasileira de Documentaristas e Curta-metragistas (ABD). No Amapá, o programa esta sob a Coordenação da Secretaria de Estado da Cultura.

Iracilda Tavares
Assessora de Comunicação
Núcleo de Jornalismo Institucional
Contato: (96)3212-1169/9902-5780
dcn@secom.ap.gov.br

Nenhum comentário: