quinta-feira, 4 de junho de 2009

Atividades Culturais movimentam a Semana do Meio Ambiente

O dia Mundial do Meio ambiente é comemorado em 5 de junho, mas as comemorações estão acontecendo desde segunda-feira no prédio da vice-prefeitura de Macapá. São exposições de produtos feitos a partir do material reciclável e oficinas para a comunidade que aproveita o lixo que é recolhido das ruas para fazer arte. São objetos como porta-jóias, bonecas, vasos de flores e bolsas produzidos com garrafas Peti, tampinhas de garrafas, papelão, jornais e outros materiais.
Ontem, 3 de junho, a programação foi marcada com atividades culturais. Os artistas plásticos Gibran Santana e Coracy Fonseca abriram uma exposição de quadros e, na ocasião, fizeram pintura ao vivo de telas para demonstrar as ferramentas de trabalho e a criatividade do artista amapaense. “Queremos parabenizar a vice-prefeita Helena Guerra pela iniciativa de valorizar o trabalho do artista amapaense. O espaço aberto aqui marca a retomada também do movimento artístico-cultural que consiste nas ações itinerantes para divulgar nossas obras” disse Coracy Fonseca.
O artista plástico Gibran Santana desenvolve arte há mais de 20 anos. Inclusive tem obras em exposição na França. Coracy Fonseca, desde 1990, também trabalha óleo sobre telas com enfoque no naturalismo regional.
Ainda houve o lançamento do livro “Expressão D´alma” do escritor Ricardo Pontes que ofereceu uma manhã de autógrafos. A obra é uma coletânea de 80 poemas. “Essa é a minha terceira obra. Desta vez, voltada mais para a questão imaginária, da transcendência da alma do ser, destacando na obra as diversas correntes literárias. Eu retomo um pouco do que Castro Alves retratou com relação ao negro, mas de uma forma diferente” destacou Ricardo pontes.
Nesta quinta-feira a Semana do Meio ambiente organizada pela vice-prefeitura de Macapá prossegue com ação de panfletagem e de limpeza em torno da Escola Municipal Antônio Barbosa, no bairro Santa Inês, além da adaptação de lixeiras e arborização. A programação acontece das oito da manhã ao meio-dia.
A Semana do Meio ambiente encerra na sexta-feira com exposições e oficinas educativas, além de show com artistas locais e apresentação de peça teatral na Escola Antônio Barbosa.

Nenhum comentário: