quarta-feira, 24 de junho de 2009

Arraiá no Meio do Mundo apresenta Alcymar Monteiro

O Arraiá no Meio do Mundo, a maior festa junina da Amazônia realizada pelo Governo do Estado do Amapá em parceria com a Federação das Entidades Folclóricas do Amapá (Fefap) apresenta nesta quinta-feira 25, o show do cantor e compositor nordestino Alcymar Monteiro, o Rei do forró no Brasil.
Alcymar Monteiro é pernambucano nascido na cidade do Recife. Iniciou a carreira cantando aos cinco anos, logo depois passou pelos programas de calouros e bandas de baile. Quinto filho de uma família de nove irmãos, oriunda da região do Cariri, sul do Ceará. Tem sua formação musical voltada para o folclore e a tradicionalidade.
Neto de violeiro, sobrinho de sanfoneiro, família originária de Santa Cruz do Capibaribe, Estado de Pernambuco, fez teatro, estudou música no conservatório Alberto Neopomuceno em Fortaleza, onde também cursou o 3º ano de letras na Universidade do Vale do Acaraú–CE.
Residindo atualmente em Recife/PE, desde 1985, tem três filhos, um cearense e dois pernambucanos, compadre e amigo íntimo do Pai do Forró Luiz Gonzaga, seguidor rítmico da obra de Jackson do Pandeiro, os dois sustentáculos da verdadeira cultura popular, nordestina e brasileira.
Tem 39 trabalhos lançados, sendo três no exterior, Europa, Japão e Estados Unidos, o mais recente trabalho tem como título: “O Verdadeiro Forró” porque o mundo é um grande forró. A música nordestina é o principal ingrediente desta festa que tem o sabor da cultura do Brasil. Pesquisador e estudioso das variedades rítmicas e folclóricas do nordeste do Brasil, já produziu e interpretou a trilha sonora no projeto vaquejadas brasileiras I,II e III circuito do Estado de Pernambuco.
Alcymar Monteiro participou do Festival de Montreaux, (França) Festival Latino Americana em Milão (Itália) e apresentou-se também em IMST, na Áustria, Laussane, e Zurich na Suíça. Como Cantor já gravou com artistas como: Luiz Gonzaga, Alceu Valença, Zé Ramalho, Elba Ramalho, Sivuca, Dominguinhos, Marinês, Tânia Alves, etc. Como Autor já foi gravado por artista como: Luiz Gonzaga, Fagner, Alceu Valença, Dominguinhos, Sivuca, Jair Rodrigues, Zé Ramalho, Elba Ramalho.
Duas vezes indicado ao Prêmio Sharp de Música, ganhou os troféus: Luiz Gonzaga, Rock Beer, Forró Verso e Viola, co-produziu o Clip “Festa Brasileira”, 3º colocado no festival nordestino de clip em Pernambuco. Criou e interpretou a trilha sonora das vaquejadas brasileiras, hoje o segundo maior evento desportivo cultural do Brasil, projeto que levou a se apresentar no programa de Jô Soares, sendo reprisado em rede nacional de televisão.

Valdecir Bittencourt
Assessor de Comunicação
Núcleo de Jornalismo Institucional

Nenhum comentário: