terça-feira, 30 de junho de 2009

Arqueólogos descobrem cemitério indígena em Laranjal do Jarí

Um grande sítio arqueológico recém-descoberto em Laranjal do Jari, cidade distante cerca de 270 quilômetros de Macapá, chamou atenção da população, estudiosos, arqueólogos e das autoridades locais. O achado ocorreu entre os meses de maio e junho deste ano. A descoberta está localizada na área onde será construída pelo Governo do Estado à Escola Técnica do Amapá. No local foram encontrados cerâmicas arqueológicas, louças e 50 urnas funerárias (com restos mortais de uma civilização bem antiga). A área escavada na descoberta do sítio arqueológico foi de 4 mil metros quadrados.
O arqueólogo do Iepa João Saldanha, um dos técnicos do Governo do Estado responsável pelo achado, explicou que os artefatos encontrados no terreno remetem para uma civilização indígena, que teria vivido no local. “Na verdade trata-se de uma grande aldeia indígena com muitas urnas funerárias e com vestígios de quem habitou aquele local há mais de mil anos”.
Estudos preliminares realizados pelos arqueólogos João Saldanha e Mariana Cabral, revelam que o material encontrado, principalmente os artefatos e louças cerâmicas é rico em decoração. Esse importante detalhe levou os arqueólogos a acreditarem que o local foi habitado por uma etnia indígena que teve fortes ligações com a civilização antiga da guiana, haja vista que os desenhos e traços identificados nas peças que foram encontradas trazem traços e características muito semelhantes.
A descoberta foi feita com autorização prévia do Instituto Brasileiro do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Inphan). Saldanha garantiu que todo material extraído do Sítio Arqueológico passará por uma assepsia e trabalho de montagem a fim de recuperar o formato original de cada objeto. O translado do material de Laranjal do Jari à Macapá foi feito em um caminhão.
Saldanha explicou que a descoberta do Sítio Arqueológico ocorreu casualmente. A Secretaria de Estado dos Transportes, por intermédio da Gerência de Meio Ambiente requereu vistoria na área onde a Escola Técnica do Amapá será construída com o objetivo de identificar eventuais impactos ambientais e descobertas arqueológicas. A descoberta do Sítio Arqueológico obrigou o Estado a paralisar as obras de construção da Escola Técnica, mas segundo Saldanha, o trabalho de escavação arqueológica já foi concluído e em breve as obras serão reiniciadas.

Informações: 3212- 5342/ 8121- 0131
Edy wilson Silva
Assessor de Comunicação
Núcleo de Jornalismo Institucional

Nenhum comentário: