terça-feira, 7 de abril de 2009

Livro retratará a história do Poço do Mato

Alieneu Pinheiro

Você já ouviu falar do Gato Preto que assombrava os antigos moradores do bairro do laguinho, ou do homem que andava engatinhando? Essas e outras lendas fazem parte da história de um dos monumentos históricos do Amapá, o Poço do Mato. Criado na segunda metade do século XX para fornecer água aos moradores do antigo bairro, o Poço virou uma verdadeira fonte de imaginação e fatos folclóricos para macapaenses.
E para registrar sua importância na cultura de nossa cidade, acadêmicos do sétimo semestre do Curso de Relações Publicas da Seama, produzirão um livro que explanará todo o misticismo do monumento.
A estudante Eliaine Souza, conta que o trabalho de pesquisa será desenvolvido em duas etapas. “A primeira iniciou em março; onde realizamos estudos e catalogamos informações relacionadas ao Poço do Mato”, comenta.
Por não haver uma literatura contando as lendas ou mesmo a história do Poço do Mato. As acadêmicas encontraram dificuldade para pesquisar sobre o trabalho e tiveram que utilizar o método de entrevista focalizada, ou seja as principais fontes são antigos moradores do bairro, como Maria Felícia Cardoso Ramos (Tia Fefé) e José Raimundo (Dô).
“O Bairro do Laguinho tem suas lendas e causos que são narrados pelos moradores. Tia Fefé, moradora mais antiga do bairro conta histórias de gato preto que assombrava os moradores”, explica a Eliaine.
Mãos a Obra
Com todas as informações apuradas, os acadêmicos produzirão o livro que fará parte de uma coleção que será lançado no segundo semestre do ano.
Segundo a professora, Márcia Aguino, que faz parte do projeto, o trabalho serve para resgatar a cultura amapaense. “O Amapá é rico em cultura e muitos desconhecem esta riqueza. Queremos falar não somente do Poço do Mato, mas sim, sobre a pintura, a música, a gastronomia, entre outros assuntos que envolvam a cultura desta terra”, finaliza.

SERVIÇO:
Departamento de Jornalismo e Imprensa da Faculdade Seama
E-mail: jornal@seama.edu.br
Fones: (96) 2101 5151 ramal 5160

4 comentários:

Unknown disse...

queria saber se essem livro ja está disponivel, pois estou fazendo um trabalho relacionado ao poço do mato .

Unknown disse...

bom eu qriia saber qndo fica pronto o livrO sobre o poço do mato?poiis estamos fazendo um trabalho relacionado sobre o poço do matO

CIA TEATRAL EX-THEATRO disse...

eu queria saber se o livro ja esta disponivel pois precizo pra uma pesquisa vcs sabem algun siti ou pagina que tem a historia, se souberem me respondem..obrigado...

NECA MACHADO disse...

Informações com Neca Machado, avenida Mãe Luzia 268