quinta-feira, 3 de julho de 2008

Escola Fábrica vai ser transformada em Centro Tecnológico de Pesca

Uma alternativa profissionalizante para os que atuam com a pesca e um centro tecnológico de formação superior para acadêmicos da Universidade do Estado do Amapá, esta é a proposta que motivou a retomada das obras de conclusão da Escola Fábrica de Pesca de propriedade do Governo do Estado, localizada no Distrito Industrial de Santana. Na manhã do dia 27, estudantes da UEAP visitaram o prédio, que tem prazo de conclusão de três meses.
Os acadêmicos do curso de Engenharia de Pesca foram conhecer o local onde, a partir do próximo ano, passarão a ter aulas laboratoriais. Além de se tornar um centro laboratorial especializado na formação profissionalizante e superior na área da Pesca, há a pretensão por parte da reitoria da UEAP de oferecer, em médio prazo, outro curso no mesmo local.
O reitor José Maria da Silva explica que o novo espaço vai ser um pólo importante no sentido não só do ensino, da qualificação, mas também da inovação tecnológica na área de beneficiamento de pescado. “Então eu vejo isso, num breve tempo, como um centro tecnológico muito importante para o estado do Amapá”, projetou.
A construção da Escola Fábrica de Pesca originou-se de convênio estabelecido em 2002, entre a Suframa (Superintendência da Zona Franca de Manaus) e a extinta Secretaria de Agricultura, atual Secretaria de Desenvolvimento Rural. Está sendo retomada após longo período em que a prestação de contas do convênio foi concluída, passando a ser totalmente absorvida pelo Governo do Estado, um investimento físico inicial superior a R$ 1 milhão e 200 mil. Valor que se elevará com a aquisição de equipamentos e imobiliário.
De acordo com o secretário de Estado da Infra-estrutura, Alcir Matos, integrou a comitiva à Escola de Pesca, juntamente com o secretário de Estado da Educação, Adauto Bitencourt, “a revitalização do prédio incluirá a parte elétrica, pintura, telhado, limpeza do forro, revisão da parte hidráulica, do frigorífico por onde entra o pescado para ser filetado, para que se adeqüe, aqui, espaços direcionados à educação de pesca, desde trabalhar a colônia de pescadores, os cursos da universidade e os cursos técnicos profissionalizantes.” Ele lembra que, após a revitalização, o funcionamento do prédio ainda dependerá da aquisição de equipamentos, mobiliário e material humano para gerir o local.
No local, a Secretaria de Estado da Educação (Seed) irá colocar à disposição da comunidade de pescadores e filhos de pescadores, cursos técnicos profissionalizantes, visando o fortalecimento da educação profissional no estado. “A idéia é implantar cursos técnicos para atender a comunidade de Santana e todo mundo que trabalha no setor pesqueiro”, disse Adauto Bitencourt.
Para o acadêmico de Engenharia de Pesca, Wanderson Michel Pantoja, a oportunidade de ter acesso à prática é essencial, especialmente por se tratar de um curso novo no Estado. “É interessante que a gente tenha um centro especializado para poder trabalhar melhor a identificação da realidade, e com a possibilidade de modificar alguma coisa na relação entre a prática da pesca e a tecnologia que é empregada nessa área”, avaliou. “No mercado ainda há poucos engenheiros de pesca, vai ser de muita importância para nós acadêmicos, a parceria com o governo do estado”, considerou o outro estudante do curso, Arlindo Rocha.

Keila Gibson Rebelo - Assessora de Comunicação UEAP

Nenhum comentário: